home‎ > ‎

Atrações em Uberaba

Museu dos Dinossauros - Complexo Cultural e científico de Peirópolis - Exposição permanente "Uberaba Terra dos Dinossauros". Um dos maiores e mais importantes Sítios paleontológicos do Brasil. Registros de fósseis de dinossauros e outros vertebrados datados de 65 a 80 milhões de anos de idade. Horários de visitação: Segunda à sexta-feira: 08h às 17h, Sábados, domingos e feriados: 08h às 18h. Endereço WEB: http://www.peiropolisturismo.com.br.







Casa de Memórias e Lembranças de Chico Xavier: após o retorno do querido médium Francisco Cândido Xavier aos páramos celestiais, foi criada a Casa de Memórias e Lembranças Chico Xavier, onde o médium residia. A casa é administrada pelo Dr. Eurípedes Humberto Higino dos Reis, filho adotivo de Chico Xavier, constituindo-se em importante acervo, convite para se relembrar os momentos vividos pelo médium, diversos objetos, fotos e pertences tais como: todos os livros psicografados, diversas fotos e imagens, roupas e utilitários, móveis, premiações, livraria, entre outros. Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta das 08h00 as 11h00 e das 13h00 às 17h00, Sábado das 08h00 às 12h00. Endereço WEB: http://www.grupoandreluiz.org.br, http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,23738.


Museu de Arte Decorativa – MADA.Fazenda do ano de 1916. Seu acervo conta com uma biblioteca, móveis e porcelana inglesa da década de 20, além de expor obras de Reis Júnior, pinturas em tela (retratos da família). O museu também promove exposições temporárias de arte e de música mostrando diversos aspectos da cultura brasileira. Localização: Rua Maria de Lourdes Melo Colli, s/n - 3338-9409.





Museu do Zebu (Fund. Edilson Lamartine Mendes), é o símbolo de sucesso de uma equação pioneira, formada por interesses comuns das Secretarias de Estado da Cultura e de Agricultura, da Associação Brasileira dos Criadores de Gado Zebu- ABCZ e da Prefeitura da cidade. Localizado no Parque Fernando Costa, seu acervo conta a saga do gado Zebu no Brasil e no mundo a partir do fim do séc. XIX e seus aspectos culturais. Única do gênero no mundo, seu acervo é constituído por peças, fotos, livros e documentos. Exposição permanente e mostras anuais temporárias. Praça. Vicentino Rodrigues da Cunha, 110, bl 22 - 3336-5214. Visitação não disponível nos fins de semana.



Parque de Águas Térmicas – Ubatã. Complexo aquático composto por piscina de água naturalmente quente com 36,4 ºC, sauna a vapor e ofurôs de 46 ºC. Localizado a apenas 38 Km do centro de Uberaba






Igrejas e Museus de Arte Sacra:

Igreja Medalha Milagrosa: localizada no Mosteiro da Imaculada Conceição. No interior da igreja encontra-se o túmulo da fundadora do Mosteiro, Madre Virgínia, canonizada devido a um milagre ocorrido em março de 1988 na cidade. Atrai, anualmente, milhares de romeiros de todos os lugares do Brasil, principalmente no dia 27 de novembro, data da comemoração da festa dedicada à Santa Padroeira. Localização: Rua Medalha Milagrosa, 123 – 3312-9070 (http://www.mosteiroimaculadaconceicao.org.br).




Igreja São Domingos: em estilo neo-gótico, constitui-se em um dos mais belos templos religiosos da cidade. Sua forma em cruz assemelha-se às igrejas bizantinas. A pedra fundamental foi lançada pelos padres dominicanos em 1895, tornando-se o marco de chegada desta ordem religiosa ao Brasil. Sua inauguração só ocorreu em 1904, ainda sem as torres, as quais foram terminadas em 1914. Por esse motivo ficaram com estilo diferente da construção original, que é toda construída em tapiocanga de cor avermelhada, deixadas aparentes, naturais da região de Uberaba, resultando em textura de grande originalidade. Localização: R. Lauro Borges, 272 - 3332-1261.



Igreja Santa Terezinha do Menino Jesus: localizada no bairro Fabrício, teve sua pedra fundamental lançada em 1949. Construída em alvenaria de tijolos. A igreja aparenta características neo-românicas, com planta em cruz grega e nave única. Os vitrais, dispostos nas ilhagens da capela, reproduzem cenas da vida de Santa Terezinha. Localização: Praça Santa Terezinha, 231 - 3332-2284





Santa Rita (Museu de Arte Sacra): Esta igreja foi construída no ano de 1854 e foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1939. O acervo é rico em peças barrocas dos dois últimos séculos e possui diversificado número de peças doadas pela Cúria Metropolitana, sobressaindo as seções de vestes sacras, estandartes de procissões, tais como paramentos, alfaias, imagens e mobiliário. Localização: Praça. Manoel Terra, s/n - 3316-9886.





Museu de Arte Sacra: está instalado na Igreja Santa Rita Igreja Santa Rita. Dispõe de acervo, rico em peças barrocas dos séculos XVIII e XIX, conta a história da Igreja Católica na região. Muitas peças são provenientes de doações da cúria metropolitana, sobressaindo-se as seções de vestes sacras, estandartes de procissões, paramentos, alfaias, imagens e mobiliário. Um dos exemplos de seu valioso acervo é o Conjunto de Casula feito com tecido bordado com linha e fios de ouro, proveniente da França em 1909. A Igreja de Santa Rita, pela sua singela beleza, tornou-se ponto obrigatório de visitas e ao longo de sua história, motivo de inspiração de pintores, poetas e fotógrafos. Horário de Funcionamento: 3ª à 6ª feira - 12h às 18h, Sábado e Domingo - 8h às 12h. Referência WEB: http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,884. Localização: Praça. Manoel Terra, s/n - 3316-9886.



A Catedral Metropolitana do Sagrado Coração de Jesus em seu estilo neo-gótico foi conservado e é grande sua beleza interior. Comemorou no ano 2000, 180 anos de atividades paroquiais. Localização: Rua. Tristão de Castro, 17 - 3332-1775.







Igreja N. Sra. da Abadia: sua construção quase toda horizontal impressiona pela grandeza. A bela imagem de Nossa Senhora da Abadia, a padroeira de Uberaba, está colocada em cima de sua torre e pode ser vista de vários pontos da cidade. Foi fundada no fim do século XIX (1884), e durante a primeira quinzena de agosto, realiza-se sua tradicional festa religiosa trazendo milhares de romeiros de outros lugares tendo seu ponto culminante no dia 15 de agosto, com procissão e missas durante todo o dia dedicado à nossa santa padroeira. Esta festa tem muito de do folclore regional, com barraquinhas, danças típicas, leilões, jogos, parques etc. Localização: Praça. Nossa Sra. da Abadia, 323 – 34 3322.7771.




Igreja Nossa Senhora das Dores (Museu da capela): "A Capela do Colégio Nossa Senhora das Dores teve sua construção iniciada em 1926, com projeto do Padre Everard, também engenheiro e arquiteto. As obras de construção ficaram a cargo do italiano Santos Guido. Em 1929, o construtor foi substituído pelo Sr. Carlos Biela. Concluída em novembro de 1930, a Capela prosseguiu recebendo trabalhos de ornamentação nos anos seguintes. Em 1937, foram finalizados os trabalhos do teto da capela e da sacristia" (IEPHA,1987). Localização: Rua Madre Maria José, 75, 38025-550 - UBERABA - MG. Referência WEB: www.cnsd.com.br, E-mail: cnsd@cnsd.com.br.




Outras atrações turísticas:

Mercado Municipal: prédio erguido em 1922, é um marco turístico do município onde acontecem novas amizades e fortalecimento das existentes. No entorno do Mercado, encontram-se outros prédios históricos de Uberaba, como, Igreja de Santa Rita, Igreja São Domingos, Prédio da Faculdade de Medicina, antiga cadeia pública. Visite o Mercado Municipal. O visitante encontrará queijos, doces e diversas outras guloseimas mineiras. Referência WEB: http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,7041.




Prédio do Paço Municipal Major Eustáquio: é o prédio público mais antigo da cidade. Foi construído em 1836 e é o centro histórico das decisões políticas do Município. A construção evoluiu do estilo colonial ao atual eclético, tendo passado por várias reformas, mas resguardando suas características e proporções. Sua decoração interna apresenta tetos e paredes adornados, com pinturas da década de 20, alusivas à história de Uberaba. Abriga, atualmente, a Câmara Municipal de Uberaba. Rua Coronel Manoel Borges, 41 – 3318-1700.




Parque Municipal Mata do Ipê: de arborização densa, entrecortado por trilhas de pedra tapiocanga, o parque dispõe de pontes, bancos, cascatas, minas, e lagos com gansos e peixes. Possui uma área de lazer de aproximadamente 35.000 m2. Localização: Av. Guilherme Ferreira, s/nº - 3316-2470





UNIVERDECIDADUNE: espaço que abriga parques de lazer, kartódromo, pista de ciclovia, pista de motocross, pista de skate, praças esportivas, mirantes e outros equipamentos públicos. Com a preservação de suas reservas e recuperação de suas nascentes é um pulmão verde da cidade. Localização: acesso pela Av. Leopoldino de Oliveira e pela BR-050.





Fundição Artística de Sino Uberaba: trata-se de uma empresa de fabricação de sinos, 100% artesanal. No mundo existem seis fábricas de sinos artesanais, sendo a fábrica de Uberaba a segunda maior do Brasil. Vale a pena conferir este trabalho que consta de um trabalho de 1500 anos atrás. Localização: Rua Eduardo Gote, 65 - Bairro Abadia - 34 33327930. Referência WEB: http://www.sinosbronze.com.br/



Festa folclórica/religiosa: Congada de 13 maio é comemorada com os Festejos de congado e moçambique em referência a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Capitaneada pela comunidade negra da cidade, a festa conta com um contingente significativo de pessoas em trajes típicos e tocando instrumentos musicais característicos, percorrendo as ruas de Uberaba em uma espécie de romaria.





Exposição do Gado Zebu (1ª quinzena de maio): a ExpoZebu é a maior feira de pecuária zebuína do mundo, o local onde são escolhidos os grandes campeões nacionais das raças zebuínas criadas no brasil, entre mais de 3.000 animais inscritos para julgamento. A ExpoZebu reúne ainda os maiores nomes e empresas do setor pecuário, uma excelente oportunidade para se realizar grandes negócios. Organização: ABCZ - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, fone +55 (34) 3319-3900 - Pç. Vicentino R. da Cunha, 110 - Pq. Fernando Costa - CEP 38022-330 - Uberaba/MG. Referência WEB: http://www.abcz.org.br/.



Choperia Archimedes: casario centenário, de arquitetura colonial, mantendo suas características originais, gera grande interesse por parte dos clientes locais e de outras cidades. Não é exagero dizer que a Choperia Archimedes é hoje uma forte atração turística na cidade de Uberaba. Pois, além da preservação das características arquitetônicas de suas instalações, oferece música ao vivo de excelente bom gosto e maestria, além do shopp gelado que, só de pensar, dá água na boca, acompanhado de petiscos saborosos entre outras opções. Rua Tiradentes 121, esquina com a Rua Padre Zeferino - Uberaba MG. Contatos: fone 34 3312-2050, e-mail sfk63@uol.com.br. Horário de funcionamento: segunda-feira das 18 às 2h, quarta-feira a sábado das 18 às 2h. Confira as atrações na agenda do sítio http://www.choperiarchimedes.com.br/.




Carnaval fora de época: o Axé Uberaba é uma festa já tradicional que acontece todos os anos desde 2004. Com oito edições, em 2012 a produtora do evento promete uma micareta renovada, com atrações e parcerias diferenciadas.
Comments